Cibereal, Lda. - Serviços Imobiliários Profissionais


Venda trata o próprio

...vender a sua casa por conta própria pode ser uma medida dilatória, como muitos vendedores que o fizeram antes poderão testemunhar".

Há alguns anos atrás quando se queria vender a própria casa, era usual colocar-se um cartaz a dizer "trata o próprio" e o número do telefone no vidro da janela. Quem via esse sinal e estava interessado em comprar, por vezes era tentado a parar e ligar. Se perguntar a alguém que alguma vez tenha tentado vender uma casa por conta própria, dir-lhe-á que começou logo a tocar o telefone desde o momento em que colocou um cartaz de "Vende o próprio". Desafortunadamente, muitas destas chamadas não provinham de compradores potenciais, mas sim de agentes imobiliários tentando obter a representação da venda da sua casa.

Todas as acções relacionadas com a venda devem ser desenvolvidas pelo proprietário. Ainda há quem faça isto hoje em dia, mas o mais comum é colocar uma agência legal de mediação imobiliária a tratar de todo o processo. A agência recebe geralmente uma percentagem do preço de venda para desenvolver todas as actividades de marketing e administrativas, se bem que se possam negociar acordos para definir remunerações fixas.

Obviamente, a ideia de não ter que pagar comissão a um agente imobiliário é atractiva para qualquer pessoa que venda a sua casa. Se conhece bem as estratégias de mercado relativas à venda de imobiliário, e tem conhecimento das ferramentas negociais a aplicar em cada caso bem como tempo e disponibilidade para atender todos os que lhe forem telefonar ou bater à porta, então vender a sua casa sem a colaboração de uma agência poderá ser uma opção. No entanto, devido a todos os aspectos envolvidos neste processo, vender uma propriedade por conta própria pode ser uma tarefa complicada, como muitos vendedores que o fizeram podem testemunhar. A chave reside em se estar devidamente preparado. De outro modo, a sua casa pode permanecer no mercado mais tempo do que alguma vez pôde imaginar, porque não atrai visitas nem consegue ofertas de compradores qualificados.

Nesta altura, muitos proprietários ficam frustrados e levam em conta se deverão abandonar o seu sonho de vender a casa por sua conta. No entanto, há sempre alguém que consiga ter êxito. Cerca de 15% das pessoas envolvidas neste processo, conseguem vender casa sozinhas. O seu caso pode vir a ser um deles. Para isso terá de fazer "ouvidos de mercador" aos comentários menos simpáticos e abonatórios que os visitantes costumam fazer durante as visitas às casas, cada vez que for solicitado para lhes franquear o percurso e inspecção do seu espaço privado. Se apesar destes avisos, insistir em tentar vender directamente a sua propriedade, leve em linha de conta esta informação profissional aqui que lhe prestamos, já que foi preparada especificamente para ajudar as pessoas a entenderem todos os detalhes do processo, de maneira a que possam vendê-la depressa e por preço tão alto quanto possível.

Eis os 10 conselhos que deveria saber antes de decidir vender a sua casa por si próprio.

1. Estipule o preço correcto da sua casa
É crucial que estabeleça o preço correcto da sua casa. Se pedir um preço demasiado alto pode ter um resultado tão penalizador como pedir um preço demasiado baixo. Os preços das propriedades são determinados pelas flutuações do mercado e não pelo apego emocional à sua casa ou pelo que crê que vale a sua casa. Para estabelecer um preço realista para a sua casa, compare objectivamente os preços, as características e as condições de todas as casas similares, tanto no seu bairro como noutros equivalentes, que saiba que se venderam nos últimos meses. Também é importante que se familiarize com os processos legais de cada venda potencial. No mercado actual, em geral, os últimos passos são tão importantes como o preço. Elabore cuidadosamente uma estimativa dos seus custos de venda e prepare um formulário de mais valias líquidas, para calcular melhor a previsão do resultado económico que terá com a venda da sua casa. Os compradores potenciais também podem vir a solicitar-lhe este tipo de análises de custos para a compra.

2. Prepare a sua casa para a venda
A primeira impressão é a que vai permanecer. Assegure-se de que a sua casa transmite uma sensação positiva, inspeccionando cuidadosamente todos os detalhes e vendo-a através dos olhos objectivos de um possível comprador. Não trate de dissimular reparações ou melhorias que pareçam necessárias, já que os seus potenciais compradores poderão não ficar satisfeitos com isso. O seu trabalho é assegurar-se de que toda a sua casa se destaque favoravelmente da sua concorrência.

3. Prepare-se com toda a documentação legal necessária
Não fique alarmado com todos os contratos e documentos legais importantes que deverá elaborar, preencher e entender. Apresentamo-lhes uma lista parcial dos formulários e a documentação legal que necessitará para facultar aos potenciais compradores :
Liquidação de hipoteca
Pedido de de empréstimo
Recibo de sinal
Folha descritiva da propriedade
Plano de custos do comprador
Fecho e liquidação
Mapa de Mais valias
Lista de mobiliário não incluído
Planta da propriedade e de localização

4. Promova eficazmente a venda de sua casa
Além do cartaz de venda que colocará na frontaria da sua casa, deverá encontrar outras maneiras eficazes de promover a venda da sua casa. Pode chegar aos compradores locais através dum jornal diário, mas esta é apenas uma pequena parte do mercado que pretende atrair. Compenetre-se que tem de atrair também os numerosos compradores que já estão a trabalhar com um agente imobiliário. Para localizá-los, contacte todos os agentes imobiliários consagrados que possa, para ver se estão de acordo com os critérios que os seus compradores exigem para a sua casa. Como os compradores de outras cidades ou zonas também são um objectivo importante a atingir, deveria criar uma estratégia para chegar também a essas pessoas. Deve adoptar sobretudo, uma atitude muito prazenteira e estar disposto a mostrar a sua casa a todos os compradores pré-qualificados interessados. Assegure-se de que haja sempre alguém em sua casa para atender o telefone, para não deixar de apontar as marcações e estar sempre pronto a proporcionar a todos os compradores qualificados, uma visita logo que possível à sua casa.

5. Mantenha a objectividade quando mostrar a sua casa
Mantenha as suas emoções alheadas da venda da sua casa. A melhor maneira de fazer isto, quando mostra a sua casa a um comprador potencial, é manter-se atento e convincente. Na possibilidade do comprador dizer algo de negativo a respeito da sua casa, o melhor a fazer é compensar este ponto realçando os aspectos positivos, em vez de se pôr a argumentar em oposição. (continuar)