Cibereal, Lda. - Vender Casa, Comprar ou Arrendar com Serviços Imobiliários Profissionais


GLOSSÁRIO IMOBILIÁRIO


Custos
- mais frequentemente utilizados

Custos Bancários - Comissões cobradas pela instituição financeira até à formalização do contrato – comissão de dossiê e comissão de avaliação. Constantes no Preçário da Instituição Financeira.

Custos Notariais
- Custos com as escrituras de compra e venda e de hipoteca.

IMI
- Imposto Municipal sobre Imóveis - Imposto municipal anual, que incide sobre o valor patrimonial da habitação. A habitação própria permanente pode ser isenta deste imposto por um período de 4 a 6 anos, consoante o seu valor patrimonial tributário. O proprietário deverá requerer a isenção na Repartição de Finanças da área do imóvel, num prazo de 60 dias após a escritura.Consulte Isenções específicas.

IMT - Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis - Impostos que incidem sobre a transacção de um bem imóvel. Depende do valor de compra e venda ou valor patrimonial tributário. Em 2006 estão isentas deste pagamento as aquisições para habitação até ao valor de 83.500 euros.

Imposto de Selo - Compra e Venda - 0,8% sobre o preço ou valor patrimonial tributário. De acordo com a Tabela Geral do Imposto do Selo. Imposto de Selo - Mútuo - Variável em função do prazo. De acordo com a Tabela Geral do Imposto do Selo

Registos - Inscrição na Conservatória do Registo Predial da aquisição e da constituição de uma hipoteca sobre um imóvel. O custo dos Registos depende dos actos a registar.

Seguros
- Por exigência da lei será necessário contratar um seguro de incêndio ou multi-riscos, que cobre também outros sinistros. Normalmente os bancos exigem também seguro de vida. Os prémios dos seguros são normalmente pagos de forma periódica.

Sinal - Valor que o comprador entrega ao proprietário, quando da celebração do contrato-promessa de compra e venda. Corresponde a uma percentagem do valor de aquisição fixado por acordo.

Nota: os encargos associados à compra são na sua maioria variáveis em função do valor do imóvel. Para ter uma noção mais exacta, faça uma ou várias simulações de crédito e veja quais os encargos associados. Área Bruta - corresponde à área medida pelo bordo exterior das paredes exteriores e pelo meio das paredes que confinam com os apartamentos adjacentes e inclui as Varandas, Terraços e a quota parte que lhe corresponda nas circulações comuns dos edifícios;

Área bruta de construção - somatório das áreas brutas de pavimento edificadas ou susceptíveis de edificação, acima e abaixo da cota de soleira, incluindo escadas e caixas de elevadores. Se a área a construir abaixo da cota de soleira se destinar exclusivamente a estacionamento, o seu valor não será considerado para efeito do cálculo da área bruta de construção. Excluem-se:

-Áreas técnicas acima ou abaixo do solo (PT, central térmica, compartimentos de recolha de lixo, casa das máquinas dos elevadores, depósitos de água e central de bombagem, entre outras);
-Arrecadações em cave ou sótão afectas aos fogos ou actividades económicas desde que separadas fisicamente daquelas;
-Arruamentos ou espaços livres de uso público cobertos pela edificação
-Galerias exteriores de utilização pública
- As áreas de estacionamento em cave, incluindo as áreas de acesso;
- Terraços descobertos, varandas;
- Zonas de sótão não habitáveis sem pé-direito regulamentar para fins habitacionais

Área bruta de implantação - projecção vertical da área total edificada ou susceptível de edificação em cada lote.

Área bruta de pavimento - área por piso delimitada pelas paredes exteriores, incluindo a espessura das mesmas, adicionada à área das varandas.

Áreas comuns do edifício - as áreas de pavimentos cobertos, expressas em metros quadrados (m2), correspondentes a átrios e espaços de comunicação horizontal e vertical dos edifícios, com estatuto de parte comum em regime de propriedade horizontal ou aptos a esse estatuto, medidas pela meação das paredes;

Área construção (Ac) - Soma das áreas de todos os compartimentos da habitação e mede-se pelo seu perímetro exterior;

Área habitável (Ah) - Soma das áreas dos compartimentos da habitação, com excepção de vestíbulos, circulações interiores, instalações sanitárias, arrumos e outros compartimentos de função similar e mede-se pelo perímetro interior das paredes que limitam o fogo, descontando encalços até 30 cm, paredes interiores, divisórias e condutas.

Área de impermeabilização (Ai) - soma da área total de implantação mais a área resultante dos solos pavimentados com materiais impermeáveis ou que propiciem o mesmo efeito, incluindo as caves para além da área de implantação;

Área de implantação (Ao) - área resultante da projecção horizontal da construção sobre o terreno medida pelo extradorso das paredes exteriores dos edifícios, na sua intersecção com o plano do solo, medida em m2; incluindo anexos, mas excluindo corpos balançados e caves totalmente enterradas;

Área privativa - É a área do imóvel da qual o proprietário tem total domínio. É composta pela superfície limitada da linha que contorna externamente as paredes das dependências (cobertas ou descobertas) de uso privativo e exclusivo do proprietário; corresponde à área medida pelo bordo exterior das paredes exteriores e pelo meio das paredes que confinam com os apartamentos adjacentes. As áreas de Varandas, Arrecadações e Acessos Comuns são medidas à parte.

Área útil - É a área individual. É a soma das áreas dos pisos do imóvel, sem contar as paredes, ou seja, restrita aos limites. Também é conhecida como área de vassoura. É a área mais importante no momento da compra do imóvel, devendo ser item a ser questionado durante a transação do negócio.

Avalista - Pessoa que dá garantias pessoais ao pagamento da dívida de um terceiro, sob a forma de aval. É ao avalista que cabe pagar a dívida, se o devedor não o fizer.
( continua)

 

Utilidades:



Divórcio
25 conselhos para vender
Contratar um Agente
Venda pelo próprio
Zona
Links
Fotos Lisboa
Fotos Alentejo
Contactar
Sitemap
Se tiver diariamente 20 min.
em 30-45 dias atingirá logo
a 1.ª pág. das pesquisas Google:
Clique no n.º 10 da imagem
fazer curso seo graphic